Demanda
Reuniões e análises que antecedem a apresentação de uma proposta de trabalho, buscando construir o entendimento compartilhado entre todos os “stakeholders” das necessidades do cliente, bem como o estabelecimento de uma ambiente de  conhecimento e confiança, essencial para a futura condução dos trabalhos.
Diagnóstico
Fase de confirmação do escopo do projeto, no mais alto grau de detalhe.  Essa é uma das etapas mais importantes para o sucesso do projeto.
Planejamento
Planejar todas as atividades, incluindo o cronograma, assegurar a disponibilidade de recursos, identificar o patrocinador e papeis dos principais “stakeholders” e definir processo de direção e controle do projeto.
Execução
Em paralelo com as atividades explicitamente planejadas, com a coordenação de todos os recursos, é também realizada a gestão de custos, comunicações, integração, qualidade, risco e tempo.
Monitoramento e Controle
Assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, tomando as ações corretivas, quando necessárias.
Resultados e Avaliação
Comparar os resultados alcançados com as metas estabelecidas no diagnóstico e   avaliar potenciais melhorias e correções. Formalizar a aceitação do projeto e fazer o seu encerramento de forma organizada.